Origem do dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
A origem do Dia dos Pais
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
- Produção Textual
Quem Sou Eu Como Estudante
Ser estudante é sensacional, pois é através dos estudos que nós conseguimos alcançar o que realmente pretendemos para o futuro. O estudo tem que ser a nossa maior prioridade, porque ele é a mola propulsora para uma vida melhor e mais digna.
Para mim é muito importante estudar, aprender o porquê das coisas. O estudo é como uma jóia rara e se não aproveitarmos as oportunidades que ele nos proporciona, não poderemos voltar atrás depois.
Valorize os seus estudos, pois é dele que cada um de nós precisa para atingir os nossos objetivos. Muitas pessoas não estão dando o devido valor ao estudo; algumas até já desistiram de estudar, mas nunca façam isso porque vocês não sabem o quanto vocês estarão desperdiçando oportunidades.
“Não jogue o estudo e o seu futuro fora, porque sem ele você não conseguirá muita coisa na vida”.
Francisca Mirlene
1º Ano do Ensino Médio
Turma “C”
Quem Sou Eu Como Estudante
Há um ano atrás, pensei em desistir de tudo, principalmente dos estudos. Hoje passei a ser uma estudante mais interessada e até já ganhei o prêmio “Aluno Nota 10”.
Moro no interior e todos os dias acordo cedo e enfrento uma estrada esburacada para chegar até a escola, mas tenho fé que um dia irei passar no vestibular e melhorar de vida. Meus pais me dão muitos conselhos para eu continuar com os meus estudos.
Tem muitas pessoas que nem ligam para o estudo, freqüentam a escola por freqüentar , além de não darem valor ao que a vida oferece.
Hoje, aprendi a dar o devido valor ao estudo e tenho orgulho de ser a estudante que sou. Gostaria que muitas pessoas soubessem o quanto é importante o estudo assim como eu tive a oportunidade de sabê-lo.
Edimária Abreu do Nascimento
1º Ano do Ensino Médio
Turma “B”
Nenhum comentário:
Postar um comentário